Três Regras Sysadmin que você não pode quebrar


Segue um artigo que achei interessante e traduzi do http://www.thegeekstuff.com , se houver algum erro de tradução é só avisar. Lógico que o Sysadmin é muito mais que isso.

Enquanto hábitos são bons, às vezes as regras pode até ser melhor, especialmente no mundo sysadmin, quando manuseamos um ambiente de produção.

 # Regra n º 1: Backup de Tudo (e validar o backup feito )

 Sysadmin experiente sabe que sistema de produção irá falhar um dia, não importa o quão sejamos proativo. A melhor maneira de estar preparado para essa situação é ter um backup válido. Se não temos backup de nossos sistemas críticos, devemos planejar com urgência. Durante o planejamento para um backup, os seguintes fatores que devemos ter em mente:

  • Qual software (ou script personalizado?) que gostariamos de usar para fazer um backup?
    Se temos espaço em disco suficiente para manter o backup?
    Quantas vezes gostariamos de rotacionar os backups?
    Além do backup completo, podemos também precisar de algum backup incremental ou diferencial?
    Como gostariamos de executar o backup? Usando crontab ou alguns outros agendamentos

Se você é um sysadmin e não quer seguir essa regra de ouro #1 (ou gosta de quebrar esta regra), você deve considerar seriamente desistir o trabalho de sysadmin e se tornar um desenvolvedor.

# Regra n º 2: Dominar linha de comando (evitar a interface do usuário, se possível)

Este não é uma tarefa simples em um servidor Unix / Linux, na qual podemos executar alguma linha de comando . Existam alguns interface de usuário para fazer uma tarefa sysadmin mais fácil, devemos usar sempre a linha de comando.

Se você é um sysadmin Linux, você deve dominar a linha de comando.

Em qualquer sistema, se quisermos ser muito fluente e produtivo, devemos dominar a linha de comando. A principal diferença entre um sysadmin windows e sysadmin Linux é o – GUI vs linha de comando.

Mesmo quando temos uma interface de usuário para fazer determinada tarefa, devemos ainda preferir a linha de comando, para podermos entender como um determinado serviço funciona.

Se você é Unix / Linux sysadmin e não querem seguir essa regra, provavelmente há um desejo profundo dentro de você para se tornar um sysadmin Windows.

# Regra n º 3: Automatizar Tudo (e tornar-se preguiçoso)

Um Sysadmin preguiçoso é a melhor sysadmin.

Não há nem mesmo um único sysadmin , que gosta de quebrar essa regra. Isso pode ter algo a ver com a parte preguiçoso. Tome alguns minutos para pensar e listar todas as tarefas de rotina que você pode fazer diariamente, semanalmente ou mensalmente. Depois de ter essa lista, descubra como você pode automatizar. O melhor sysadmin normalmente não gosta de ser ocupado. Ele prefere estar relaxado e deixe o sistema fazer o trabalho para ele.

 Existem regras que você acha que um sysadmin não deve quebrar?

 fonte : http://www.thegeekstuff.com/2010/07/three-sysadmin-rules/

Leia Também : Usando Twitter para monitorar Linux Server!

1 thoughts on “Três Regras Sysadmin que você não pode quebrar

  1. Pingback: Puppet – Instalação e configuração no client server « Gestão em TI

Deixe um comentário